Mantras

 

TEM QUE SER JOVEM

Não envelheça
Tinja os cabelos de loiro
Faça ginástica
Faça corridas
Frequente academias
Use biquínis
use tangas
use fios dentais
use shorts
mostre as pernas
esteja bronzeada sempre
ria mostrando dentes claros
gargalhe regada a cervejas
tempere-se de pimenta sensual
siga as receitas
equivalha-se
equipare-se
brigue nas comparações.
 
Vença.

TEM QUE SER LEVE

Não traga bagagem
ria sempre
seja leve
Não traga história, dores e mágoas
Seja meu oásis, meu bálsamo, minha eterna juventude
Não me exija nada
Não me cobre nada
Não me peça nada
Não mendigue nada
Traga o álcool
Traga os orifícios às minhas permanências
sempre quentes, sempre lisos, sempre leves.
Não me questione
não me atormente
não me penetre.
 
Fique por quanto eu quiser
Fique por quanto eu beber
Fique por quanto eu me embriagar
Fique por quanto eu quiser.
 
Não seja.
Apenas esteja.

Resultado de imagem para imagens de idosos caminhando, preto e branco

EU E MEU VELHO

Quase sempre
acordamos juntos,
tomamos café, cada um do jeito que mais gosta,
vamos aos canteiros de flores,
vamos à horta,
tratamos das galinhas e dos patos
 
Quase sempre
rimos de nossas imperfeições,
gargalhamos de nossos prejuízos etários,
sentamos e descansamos ouvindo nossos bolerões embaixo da mangueira.
Quando há mangas, chupamos umas tantas, mas sem facas, mordendo a fruta.
Aí, sem mais nem menos, acho meu velho tão sensual mordendo mangas !
Chego mais perto, rimos, nos tocamos, nos beijamos.
 
Quase sempre
lemos poesias, ficção, ouvimo-nos um ao outro como música
nem sempre suave,
nem sempre terna,
nem sempre pacífica.
 
Nós dois somos a música.

19748835_462023510840307_6365777539103923058_n

Versos escritos a partir do vídeo da pesquisadora Mírian Goldenberg sobre seus estudos e seu livro A bela velhice, e da leitura da obra Velhice, de Simone de Beauvoir.

Post dedicado ao casal Cleo Daher e Rui Daher

Poesias: Odonir Oliveira
 
Imagens: da Internet
Vídeos:
 
 1-Canal Pertersmusic
2- Canal cuidardoser
3- Canal Odonir Oliveira
4- Canal almorena0
5- Canal Café Filosófico CPFL
 

4 comentários sobre “Mantras

Deixe um comentário