Rita ali, aqui, em qualquer lugar

RITA EM MIM

Rita grita
Rita ama
Rita briga
Rita vibra
Rita vai,
Rita pula,
Rita dança
Rita brilha
Rita lança
Rita ama
Rita embarriga
Rita vai, Rita vem
Rita no sim
Rita no não
Rita embala os dias
Rita embala baladas nas noites
Rita incendeia as madrugadas
Rita, Rita, Rita
Rita grita
Rita faz careta
Rita sapateia nas hipocrisias
Rita apita caretices
Rita colore vidas
Rita, Rita, Rita
Rita ali, aqui, em qualquer lugar

VOU

Querer voar o mundo
querer conhecer o mundo
querer outros mundos

Ir-se.
Voar.

Estar, descer, subir, cair, voar.
Novidades de véspera.
Novidades de hoje.
Novidades de amanhãs.
Arriscar-se no ar, em terra, em corações.

Voar é preciso.
Voar é urgente.

VEREDAS

Meu corpo espera
abraçar e ser em ti.
Voe que te colho com minhas mãos
como colho teus cenários
e escrevo-te palavras.

Por quê, homem alado?
Porque é de púrpura a cor do meu vestido.

ASAS

Tinha asas internas
Ensinava outros a voar
Esquadrinhava os céus, calculava imprevistos, equacionava soluções
Tinha enorme prazer em vê-los em asas
indo, indo, indo …

Tinhas asas internas
Aguardava um voo duplo
Nunca soube bater asas solitariamente
Dizia que era como se o céu estivesse sempre nublado, sem vento, sem cor.

Preferia ensinar a voar.
Aguardava por um voo incomum

NO RISCO DE VOAR

É a alegria que infla sua vela
É a alegria que estufa sua expectativa
É a alegria que enfuna seu peito.
É o deslumbramento de ir, ver, encontrar, voar.
É ter força nas pernas, vigor nos braços e movimento de quadril

É tudo que precisará.
É tudo que arriscará.
É tudo que tentará.

NOVO

Ei, vem aqui perto
vem
ouve o que quero te segredar
vem, ouve
É novo
de novo

Vem
Agora corre comigo
agora ri comigo
agora pega essa chuva forte comigo

Vem
Anda comigo nos trilhos do trem
Vem
Você prometeu
Vem
Me faz rir com gracejos, trocadilhos e chistes
Vem
Faz verso, faz prosa
Faz música, faz rio, faz ponte, faz trem
Vem
Me faz VIVER
Vem, por favor, vem.

Vem, meu ano novo
Vem, meu novo horizonte
Vem, meu belo horizonte.

Eduardo Salvitti na batera, quebrando tudo.

ENSAIANDO O VOO

Tem as cordas nas mãos
Tem as imagens no pensamento
Tem as palavras no coração
Tem a chance do voo na imensidão.
Prepara ferramentas, paramentos, coragem.
Vai rumo ao prazer.
correndo todos os riscos.



VERSEJAR SEM LÁGRIMAS

Capaz de rir
capaz de gozar
capaz de flutuar
capaz de ouvir e ser ouvida
capaz de beber vinho e rir muito
capaz de ver o mar em noite calma
capaz de sentir vento quente nos cabelos
capaz de ver a linda lua cheia de inverno
capaz de sentir o fascínio do olhar varão
capaz de ser feliz.

OUSADIAS

Com os dias passando, assim correndo,
há que se correr também,
há urgência em tudo.
Corro pra visitar aquelas cachoeiras nunca tocadas
corro para beber água gelada de serras amanhecidas
corro para falar “eu te amos” aos que nunca o ouviram de mim
corro para cozinhar delícias e, em comunhão, ofertar aos queridos aliados
corro para beber sabores que nunca experimentei por impossibilidades várias
corro para escrever letras, sílabas e linhas anoitecidas,
enquanto ainda consigo
andar
ver
falar
ler
respirar
me encantar.

BAÚ FLORIDO

Tempos que vão
tempos que vêm
tempos que se guardam em baús de flores.

Quando as estações são sem flores,
abrem-se as histórias, perfuma-se o ar com elas de novo,
sorvem-se horas, dias, meses, anos encantados.
Depois, fecha-se o baú e segue-se
porque aquela bagagem estava repleta de fragrâncias.

Dedicatória: Ao meu ex-aluno Eduardo Salvitti, menino-homem, que cresceu, cresceu e acabou o gigante batera quebrando tudo junto com a Rita. Salve, nunca me esqueço de seu olhar doce e de seus olhinhos claros. Beijo

Poesias: Odonir Oliveira (escritas em 2016)

Fotos de arquivo pessoal – (A última é do Eduardo Salvitti)

Vídeos:

1- Canal Nadine Carine

2- Canal Universal Music Brasil

3- Canal François FUNK

4- Canal Rita Lee – Tema

5- Canal marcosxs

6- Canal Fernando A. Soares

7- Canal Rita Lee

8- Canal Deckdisc

4 comentários sobre “Rita ali, aqui, em qualquer lugar

Deixe um comentário